top of page

Aromaterapia para tratar as emoções



Aromaterapia é uma técnica terapêutica, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, que utiliza os óleos essenciais com o intuito de auxiliar nos tratamentos de sintomas mentais, emocionais, físicos e do bem estar em geral.


A aromaterapia atua de forma natural e holística na busca de um funcionamento equilibrado entre mente, corpo e espírito.


Os óleos essenciais são extraídos das flores, folhas, caule e raízes das plantas e depois diluídos em álcool ou óleo. São altamente concentrados e por isso a ação terapêutica é muito eficaz no tratamento dos pacientes.


Existem diferentes formas de utilização dos óleos, que vai depender do propósito do tratamento, entre eles o uso tópico, inalação e pulverização no ambiente.


A combinação do uso da aromaterapia no tratamento das doenças psíquicas traz ótimos resultados na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e no tratamento dos sintomas.


Principalmente durante este momento caótico em que estamos vivendo devido a toda problemática que a pandemia nos trouxe.


Iniciar o uso de óleos essenciais neste momento é muito benéfico para aliviar sintomas depressivos, ansiedade, excesso de preocupações, medo excessivo, falta de concentração e foco, e também para regular o sono e o apetite.


Alguns óleos essenciais são ótimos para serem usados de manhã para elevar o ânimo e trazer uma fonte extra de boa energia para realizar as tarefas necessárias durante o dia. Outros são perfeitos para serem usados a noite, para preparar corpo e mente para uma boa noite de descanso.


Alguns exemplos de indicações de óleos essenciais:


Para elevar o humor e energia ao acordar : Grapefruit, lemon, peppermint.



Para diminuir a ansiedade : Lavanda, Bergamota, Melissa, Jasmin




Para uma boa noite de sono: Salvia Sclarea, Lavanda, Valerian, Geranio


Para humor apático/desânimo/tristeza : Franckincense, Neroli, Cipreste, Rose



Os óleos essenciais são naturais, porém devem ser usados com cautela, pois além de serem parte da natureza, que todos nós devemos preservar, os óleos possuem alto nível de toxicidade. Jamais faça ingestão de óleo essencial, mesmo que o fabricante diga o contrário. 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta, por exemplo, equivale aproximadamente 26 xícaras de chá forte.

Use apenas com recomendação profissional e faça o uso para tratamento do sintoma desejado. O uso inadequado e prolongado pode sobrecarregar seu fígado bem como todo seu sistema digestivo.


Seja responsável com seu corpo, com sua saúde e com a natureza.





36 views0 comments

Comments


bottom of page