Situações estressantes são cada vez mais frequentes no cotidiano de todas as pessoas ao redor do mundo. Aprender a lidar conscientemente com suas emoções durante um momento difícil pode lhe garantir uma vida muito mais saudável e com níveis de stress baixos.
O stress afeta a sua capacidade de se conectar com o momento presente.
Aprender a viver no momento presente sem o medo do passado corroendo sua mente e livre da ansiedade por um futuro que ainda não chegou é o grande ensinamento que a meditação pode lhe oferecer.
Se o stress deixa você ansioso, tenso e preocupado, considere tentar a meditação. A meditação pode transformar sua vida!
É mais simples do que você pensa e é o método mais barato e acessível que você pode ter ao seu alcance.
E você pode praticar meditação onde quer que esteja - andando, pedalando, tomando banho, cozinhando, no trem, ou mesmo no meio de uma difícil reunião de negócios. Benefícios da meditação
A pratica frequente de meditação pode favorecer a sensação de calma, paz e equilíbrio que pode beneficiar seu bem estar como um todo, tanto físico quanto mental.
Alguns dos benefícios emocionais da meditação são:
Obter uma nova perspectiva sobre as situações estressantes
Aprender habilidades para gerenciar o seu stress
Aumentar a autoconsciência Focar a atenção no momento presente Reduzir emoções negativas Aumentar a imaginação e a criatividade Aumentar a paciência e a tolerância
Aprender a relaxar
Tipos de meditação
Existem muitos tipos de meditações para você experimentar e descobrir qual a melhor técnica para você. Apesar de serem diferentes, todas tem o mesmo objetivo, auxiliar você a descobrir sua paz interior.
Meditação guiada: nesse método você será guiado através de visualizações e imagens mentais para situações e lugares onde você encontre relaxamento.
Podem ser usados diferentes sentidos, como por exemplo, o olfato ou audição.
Mantra : nesse tipo de meditação, você repetirá mentalmente uma palavra calma, ou uma frase para prevenir pensamentos que perturbem o relaxamento.
Mindfulness: este tipo de meditação é baseada em estar atento, ou ter maior consciência e aceitação de viver no momento presente, ampliando sua percepção consciente. Você se concentra no que experimenta durante a meditação, como o fluxo da respiração. Você pode observar seus pensamentos e emoções, mas deixe-os passar sem julgamento.
Qi gong: Esta prática geralmente combina meditação, relaxamento, movimento físico e exercícios respiratórios para restaurar e manter o equilíbrio. Esta técnica faz parte da medicina tradicional chinesa.
Tai chi: Esta é uma forma de artes marciais chinesas suaves. No tai chi, você executa uma série de posturas ou movimentos em ritmo próprio de maneira lenta e graciosa enquanto pratica a respiração profunda.
Meditação Transcendental: é uma técnica simples e natural. Na Meditação Transcendental, você repete silenciosamente um mantra atribuído pessoalmente, como uma palavra, som ou frase, de uma maneira específica. Esta forma de meditação pode permitir que seu corpo se acomode em um estado de profundo repouso e relaxamento e sua mente alcance um estado de paz interior, sem a necessidade de usar concentração ou esforço.
Yoga: Você realiza uma série de posturas e exercícios de respiração controlada para promover um corpo mais flexível e uma mente calma. Conforme você se move através de posturas que requerem equilíbrio e concentração, você é encorajado a se concentrar menos no dia agitado e mais no momento.
Principais elementos da meditação
Cada tipo de meditação tem diferente elementos para auxiliar você a meditar. Você pode optar por um professor, por um aplicativo ou ir descobrindo esse universo sozinho.
Os principais elementos na meditação são:
Atenção concentrada: Focar sua atenção é geralmente um dos elementos mais importantes da meditação. Focar sua atenção é o que ajuda a libertar sua mente das muitas distrações que causam stress e preocupação. Você pode concentrar sua atenção em coisas como um objeto específico, uma imagem, um mantra ou até mesmo em sua respiração.
Respiração relaxada: Essa técnica envolve respiração profunda e uniforme, usando o músculo diafragma para expandir os pulmões. O objetivo é desacelerar sua respiração, absorver mais oxigênio e reduzir o uso dos músculos do ombro, pescoço e tórax superior durante a respiração para que você respire com mais eficiência.
Um ambiente tranquilo: Se você é um iniciante, praticar meditação pode ser mais fácil se você estiver em um local tranquilo com poucas distrações, incluindo televisão, pessoas ou telefone celular.
À medida que você se torna mais hábil na meditação, pode ser capaz de fazê-lo em qualquer lugar, especialmente em situações de alto estresse onde você se beneficia ao máximo com a meditação, como um engarrafamento, uma reunião de trabalho estressante ou uma longa fila no supermercado.
Uma posição confortável: Você pode praticar meditação quer esteja sentado, deitado, caminhando ou em outras posições ou atividades. Apenas tente ficar confortável para obter o máximo da sua meditação. Procure manter uma boa postura durante a meditação.
Atitude aberta. Deixe os pensamentos passarem por sua mente sem julgamento.
Comentarios